Meu primeiro grau saiu!!!! E, um pouco de didática não faz mal

Oi pessoal! Tudo beleza?

Ai gente, que emoção!!!

Arquivo pessoal

Não é que o danado do meu parceiro tinha razão? Eu realmente recebi um grau na minha faixa branca (ela não é mais "transparente" agora, uhuuulll!!!)... Mas não pensem que foram só flores, haha, passei por uma provação antes do momento glorioso.

A gente fez um aquecimentozinho básico, polichinelos com polisapatos (sim, pesquisei e o nome existe, mesmo) e... Sentamos. Aí vocês me perguntam "cadê a provação?". Calma jovem Padawan, eu vou chegar lá.

Como estamos basicamente em véspera de campeonato, o sensei deu prioridade a tirar nossas dúvidas quanto à pontuação e regras de arbitragem, visto que o jiu-jitsu esportivo não se resume à finalização apesar desse ser o objetivo principal (e a forma mais eficiente de vencer), os atletas se valem da pontuação e vantagem para não "arriscar" a vitória "tecnicamente" ganha). É como diz o parágrafo III do 3º artigo das regras oficiais da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo):

"III – A luta de jiu-jitsu tem por característica uma movimentação progressiva em busca de finalização. Sendo assim, o atleta que já pontuou uma devida posição não poderá abandonar deliberadamente (voluntariamente) a posição para repeti-la com propósito de nova pontuação."

Ou seja, ficar tirando e colocando estas posições seguintes repetidamente não será motivo de pontos:
  • 4 pontos: montada, montada pelas costas, pegada pelas costas;
  • 3 pontos: passagem de guarda;
  • 2 pontos: queda, raspagem e joelho na barriga.
  • Têm os casos de vantagens e punições também, mas ficaria muito extenso eu colocar aqui.
Vou exemplificar para vocês. Ah, e para marcar os pontos, a posição precisa ser mantida por 3 segundos, senão não vale.

4 PONTOS

Montada
Grande Hélio Gracie!
Disponível em: http://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/2014/07/golpes-de-jiu-jitsu-nomes-descricoes-exemplos.html
















Montada pelas costas
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-montada/

Pegada nas costas
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-pegada-pelas-costas/


3 PONTOS

Passagem de guarda
Tipos de guarda
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-passagem-de-guarda/
Passagem básica
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-passagem-de-guarda

DOIS PONTOS

Queda
Existem várias outras, essa é a basicona (que nem é tão básica assim para mim, hahaha).
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-queda/

Raspagem de guarda
A raspagem significa sair da guarda e inverter as posições (de forma que haja contado entre as pernas de ambos) e ficar numa posição de risco ao adversário.

Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-raspagem/
Joelho na barriga
Disponível em: http://espnw.espn.uol.com.br/pontuacoes-no-jiu-jitsu-joelho-na-barriga/

Fiquem tranquilos, que eu não decorei nem metade disso aí, hahaha, só mostrei para saciar possíveis curiosos. Quem quiser se aprofundar mais, pode visitar esse link que lá têm tudo bem mais explicadinho (foi de onde eu tirei esse GIFs legais. Espero que não me acusem de plágio porque eu coloquei as referências em todas, olha lá, hehe). Estou tentando estudar as regras, mas é bastante coisa, não sei se vou lembrar de tudo.

Bom, depois da conversa, contando sobre os golpes que eu acho que são fáceis de executar e os que eu não consigo sair a gente praticou um pouco deles. No meu caso, achei que eu não consigo sair do Ezequiel (tomava vários da Iza). Então fizemos muito dele e da Americana também (que é o forte do meu parceiro).
Olha o danado aí!
Disponível em: http://www.cecaj.com.br/?secao=judo
Daí depois meus amigos, o pau quebrou... primeiro colocaram um no meio do tatame de "cabaninha" (joelhos e braços juntos no chão, cabeça entre os braços, testa no chão). Veio outro segurando a faixa atrás do primeiro e um outro fazendo pegadas nas mangas. Pronto, era só sair dali, finalizando. Eu achei que não podia ficar pior. Ficou. Quando foi a minha vez, eram três meninos me segurando, três!!! Ok, eram os mais leves, mas eram os mais graduadinhos poxa... Comecei a tentar tirar minhas mangas das pegadas e depois levantei e tentei tirar um menino do meu pescoço... Ele estava quase conseguindo me estrangular... O sensei já estava falando "é só bater que ele para"... Mas daí eu fiz o que ninguém esperava: explodi! Haha, dei meu último gás de força, e consegui me livrar deles... Só não imobilizei ninguém, mas já valeu pois o espanto já foi geral, hehe... Fiquei feliz de ter dado trabalho para três.

Daí no fim do treino, antes de cumprimentar o sensei começou com um papo estranho, perguntando do tempo de treinamento cada um tinha... daí foi chamando alguns para poder colocar o grau na faixa. O danado me deixou por último, perguntando "quem mais daqui merece um grau também, hein?". A lesada aqui ficou olhando para os outros meninos (esperando algum levantar para aplaudir) e nem percebeu o sensei chamando, só pela segunda vez, hahaha... Daí fui meio sem acreditar para perto do sensei. Só para acabar com o meu entusiasmo ele disse "esse grau aqui é para você poder por um medo nas meninas do campeonato". Calma aí... Então é só para eu não dar na cara que eu não sei nada? Espero sinceramente que não e que isso só seja melindre meu mesmo. Analisando agora, não pareceu intenção dele me "desmerecer" assim. Mas na hora eu fiquei na dúvida.

Bom, como balanço final eu digo que estou muito feliz com essa conquista. Que venham as próximas!!!


Comentários

Mais vistas

Apresentando...

Visita mais que especial *-*

Um pouco de Jiu-jitsu e empoderamento feminino, entre outras coisas

O dia em que eu quase apaguei '-'

Amassos, amassos e amassos